'

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Spa Day in Home: Protetor Solar


O assunto do post de hoje vai além de algo que é legal de comentar, mas é um assunto extremamente importante para a nossa saúde e qualidade de vida. Lá vai algumas explicações interessantes que encontrei sobre os protetores solares...
Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto. FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA. Por esse motivo nenhum filtro solar oferece 100% de proteção. O número do FPS corresponde ao tempo que a pele vai demorar a apresentar vermelhidão: quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Para que haja um efeito mínimo, porém significativo, o FPS de um filtro solar deve ser de pelo menos 15. Esse fator bloqueia a maior parte dos raios UV, mas é claro que com um fator maior a proteção se estende por mais tempo.

Filtros solares infantis têm melhor fixação e maior resistência à água. Atletas e pessoas que ficam em contato constante com a água devem preferi-los. Na falta destes, prefira qualquer protetor cremoso. As opções em gel ou do tipo oil free são as que saem com mais facilidade, porém são os mais indicados para peles com propulsão à acne, assim como a minha... 
Nenhum protetor pode ser considerado à prova de água e suor, porém existem alguns tipos mais resistentes à água, ou seja, demoram mais tempo para desprender da pele.
O filtro deve ser aplicado generosamente sobre a pele de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicado a cada 2 horas.
Cuidado redobrado com o tipo aerosol, pois esse protetor é mais difícil de espalhar uniformemente pelo corpo, deixando algumas áreas menos protegidas. É recomendado também que os consumidores fechem as narinas na hora da aplicação, para evitar a entrada do produto no sistema respiratório.
Dá uma olhada nas principais diferenças entre os produtos:
  • Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.
  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.
  • Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.
  • Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contêm substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.
Por que escrever um post sobre protetor solar em pleno inverno? Porque ele deve ser usado diariamente, até mesmo em dias nublados. Não é porque a luminosidade está reduzida que as pessoas não estão expostas aos raios UVA e UVB. E mais, os lábios e cabelos não podem ficar de fora! Procure sempre protetores labiais e cremes sem enxágües com fatores FPS... ;)


Nenhum comentário :

Postar um comentário